Bioconservação
“Você ainda não fez nada até cavar um buraco, plantar uma árvore, aguá-la, e fazê-la sobreviver.” – Wangari Maathai
A Floresta dos Unicórnios acredita na importância vital de convivermos com a comunidade da Vida, percebendo que os reinos animal, mineral e vegetal são interdependentes. A humanidade que nos habita depende do cuidado e amor que temos com toda a teia da vida e com nossas florestas. Por isso, em 2013, a FLOU esticou seus braços para acolher uma área rural em Juquitiba, que inclui floresta e desmatamento, como sua nova sede.
Esse núcleo objetiva desenvolver projetos futuros que incluam sementeiras e viveiros para reflorestamento de matas nativas, um centro de pesquisa, sistematizando e disponibilizando conhecimento técnico sobre reflorestamento e bioconservação, além de uma área dedicada a práticas de agricultura sustentável e agroflorestas integrados a capacitação de agricultores familiares na nova sede da Floresta em Juquitiba.
“Nós não podemos ganhar a batalha de salvar a natureza sem forjarmos um vínculo emocional entre nós e as espécies, pois não lutaremos para salvar aquilo que não amamos.” – (Steven Jay Gould)
A sede em Juquitiba conta com o trabalho de reflorestamento da mata atlântica, projeto de agrofloresta, e programas diversos como Mutirões Xamânicos, Caminhos da Conexão, Retiros Espirituais com Dietas Xamânicas, e programas especiais em feriados.
O Programa contínuo, CAMINHO DA CONEXÃO, ocorre uma vez ao mês. São encontros de fins de semana integrando ações e aprendizados que permeiam a bioarquitetura, permacultura, ecodesign, culinária vegetariana, auto-conhecimento através de práticas corporais e meditações, plantios, recuperação de solos, e rituais de conexão com a terra. O foco se dá no exercício do cuidado em suas diversas dimensões e da convivência profunda. Coordenado pela Equipe FLOU.
Confiram os programas ao longo do ano que ocorrerão no espaço sagrado da Floresta em Juquitiba em nossa Agenda!